O sexo anal faz parte de fantasias sexuais, além de ser um assunto que causa muitas dúvidas. A região é erógena e cheia de nervos sensíveis em homens e mulheres e pode causar orgasmo.

Da maneira correta e com excitação será possível obter prazer. Como a área é cercada por músculos, se não houver excitação poderá haver apenas dor.

Por isso, existe uma série de apetrechos sexuais, produtos e técnicas para conseguir ter prazer sem machucar. Confira algumas dicas.

Relaxar a mente

Ficar nervoso e ansioso é bastante comum entre os principiantes. Por envolver questões tabu, o psicológico deve estar relaxado para evitar a tensão que será prejudicial.

Tomar um banho quente e até meditação ajudam a relaxar a musculatura. Os exercícios Kegel também são uma boa forma de tentar ter o controle da região.

Usar os dedos nas preliminares com lubrificante

Para que a musculatura fique relaxada e poder entrar no clima é importante ter excitação. Como a região do ânus é erógena, recomenda-se estimular com os dedos.

Nas mulheres a região é mais estreita, já nos homens encontra-se na parte do períneo, no tecido entre o saco e o ânus.

Usar plug anal

O plug anal é uma ótima forma de ir abrindo espaço aos poucos. Além do modo vibratório pode ser relaxante e excitante também.

A ideia de usar um brinquedo antes pode ajudar a tirar o nervosismo e diminuir a tensão. Alguns tipos têm saliências para estimular a região interna, que também é sensível e cheia de nervos, principalmente perto do reto.

O plug anal de contração e expansão pode ajudar a contrair melhor a musculatura e criar dilatação interna.

O tipo com esfera também pode ajudar a controlar melhor os músculos da região para ir aos poucos aumentando a abertura. Esse tipo de plug feito de metal ainda pode ser aquecido ou esfriado.

Começar com movimentos lentos

Depois da fase da excitação, ter usado o plug anal ou dedos com muito lubrificante, é recomendado ir em ritmo lento para aos poucos introduzir o pênis. Aos poucos a musculatura fica relaxada e expansiva.

Fazer sexo vaginal e oral antes

Depois de dedicar tempo nas preliminares, fazer sexo vaginal pode ajudar a manter o nível de excitação no máximo para as mulheres.

Para os homens, um sexo oral e brincadeira com os dedos podem deixar o clima convidativo para um próximo passo.

Escolher o lubrificante correto

Atualmente, existem muitos lubrificantes disponíveis com aromas e sensações. Além de ser essencial, já que a região não tem lubrificação natural, alguns tipos podem deixar a área levemente dormente ou dar sensações de quente ou frio.

Além disso, os lubrificantes a base de água serão os melhores para não reagir com o material da camisinha e causar danos e possível ruptura.

Os tipos a base de silicone são compatíveis com o material da camisinha também. No entanto, fuja dos lubrificantes a base de óleo.

Melhores posições

Estar no topo ajuda a ter controle da velocidade e intensidade. A posição cachorrinho não é a mais indicada para os iniciantes, já que será mais difícil ter esse tipo de controle.