A intimidade e as relações sexuais durante a gravidez passam por uma fase complexa. Ela pode ser cheia de tesão ou não.

A não ser que haja contraindicação médica, o sexo na gravidez pode ser feito com segurança sem riscos ao bebê. E o melhor, como os níveis de estrogênio estarão altos, a pele estará mais sensível, com mais lubrificação e orgasmos serão mais intensos.

Portanto, o sexo pode ser muito melhor e ele deve ser aproveitado e explorado. Além disso, o sexo pode aumentar a intimidade com o parceiro/a e o orgasmo pode aliviar dores, estresse, melhorar o sono, aumentar o afeto e melhorar o humor.

A gravidez é um ótimo momento para explorar o corpo, observar as mudanças e tirar proveito da sensibilidade e alta dos hormônios. Com o avançar da gestação, algumas limitações surgem por conta das mudanças no corpo e algumas posições não são indicadas.

Por exemplo, a posição papai e mamãe a partir da 20ª semana é desaconselhada. A mulher ao ficar de costas faz pressão na aorta e pode compromete o irrigamento da placenta. Por isso, confira sete posições seguras e prazerosas.

1. Masturbação deitado de ladinho

Essa posição é confortável, pois os dois ficam deitados de lado e de frente um para o outro. Possibilita contato visual constante e as mãos ficam livres para percorrer o corpo todo com toques.

Nessa hora é interessante usar brinquedos sexuais. Os vibradores clitorianos são ótimos, pois deixam o canal vaginal livre para penetração.

O anel peniano deixa o pênis mais duro e volumoso, além de prolongar a ereção. O tipo vibratório é um dos mais vendidos, pois a vibração é prazerosa para os dois.

2. Cavalgada invertida

Essa posição deixa a mulher no comando e quem está por baixo fica livre para fazer movimentos com os quadris e explorar o ânus com as mãos ou com um brinquedo sexual.

3. Cachorrinho

Essa posição é uma das preferidas, pois ela não exerce pressão sobre a barriga. O ângulo permite uma penetração gostosa e possibilita masturbação.

No entanto, a barriga pode ficar bem pesada nas semanas finais e essa posição ficar desconfortável. Nesse caso, a posição abaixo é a mais recomendada.

4. Leapfrog

A posição das pernas fica parecendo com um sapo pronto para saltar, por isso se chama leapfrog (salto do sapo).

Bem parecida com o estilo cachorrinho, mas com a diferença que peito, cabeça e barriga ficam apoiados na cama e travesseiro. A bunda deve ficar bem empinada.

5. Table top

Sentada na beira de uma mesa ou superfície que possa servir de apoio, a mulher fica de pernas abertas. A posição é boa para penetração, quanto para masturbação e sexo oral.

6. Tesoura

Encaixando as pernas como se fosse uma tesoura, essa posição é confortável e os dois podem controlar os movimentos.

A mulher fica meio de lado e usa os ombros e braços para se apoiar. Travesseiros podem dar o suporte e deixar mais confortável.

7. 69

O 69 é possível na gravidez se a mulher ficar por baixo deitada em uma posição levemente inclinada para deixar o quadril mais alto com o apoio de almofadas e travesseiros.