Limpar o brinquedo sexual não é um bicho de sete cabeças, mas existem algumas coisas a se considerar dependendo do tipo de uso e material do brinquedo. Confira.
Diferença entre materiais
Os brinquedos sexuais são feitos de materiais diferentes e alguns são propensos a acumular sujeiras, bactérias, oleosidade, entre outros, a exemplo dos porosos.
Estes devem ser limpos com produtos específicos antibacterianos para ter segurança no uso e não acabar com uma infecção. Os porosos em sua maioria são couro e látex. Esses tipos devem ser limpos com mais frequência e todas as vezes que usar.
Os de material não poroso, como silicone, vidro, metal, ABS e plástico duro podem ser limpados com água e sabão de forma básica.
Qual a frequência de limpeza?
A indicação é limpar após todo uso. Isso inclui todas as vezes que for compartilhar, ou seja, usar no outro. Então, se o brinquedo sexual está sendo usado por mais de uma pessoa, ele deve ser limpo entre as práticas.
No entanto, o clima pode quebrar e as pessoas podem não se sentir confortáveis em ter que parar tudo para lavar o toy, por isso a indicação é que eles nãos sejam compartilhados, mas cada pessoa tenha o seu.
Como fazer a limpeza do brinquedo sexual
Cada brinquedo, de acordo com o material deve ser limpo de uma forma, mas o importante é seguir as instruções do fabricante, pois ele pode ter partes sensíveis, alguns não podem ser lavados na água, outros devem ser higienizados com um pano apenas, por exemplo. No entanto, vamos deixar algumas dicas básicas.
Escolha sabão sem fragrância e hipoalergênico
Muitos brinquedos são indicados para serem introduzidos dentro de mucosas, por isso deve-se escolher um sabão sem cheiro, sem corante e testado para não causar alergia ou alterar o pH interno.
Use camisinha se for usar o brinquedo em mais pessoas
O recomendado é lavar o toy após cada uso ainda mais se for compartilhar. Como citamos, o mais recomendado é cada um ter o seu, mas se não for possível, uma boa forma de alternar o uso é usar uma camisinha, que pode ser trocada a cada vez, para evitar a possibilidade de acumular bactérias em brinquedos de material poroso, além de proteger de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis).
Cuidado com os toys que não sejam a prova d’água
Água e sabão podem resolver em brinquedos não porosos, mas é preciso ter cuidado com aqueles que não sejam a prova d’água. Nesse caso, é aconselhável fazer a limpeza com um pano úmido, fazer um pouco de espuma e secar bem com papel toalha. Usar produtos específicos também é uma recomendação.
Ferva o brinquedo
Se o brinquedo for de material rígido, como vidro, ele pode ser fervido em água caso esteja sem um produto antibacteriano adequado entre os usos.
Guarde em local adequado
Tão importante quanto limpar, guardar em local adequado é essencial para não ter chances de contaminar sem querer. Usar um saco de pano limpo e guardar em uma caixa é recomendado.
Deixar o toy rolando pela gaveta não é muito indicado, assim como deixar o brinquedo exposto em uma cômoda pegando poeira.