O canal vaginal é revestido por uma parede celular que produz secreções que compõem uma atmosfera alcalina onde o esperma possa sobreviver sob o ponto de vista reprodutivo e biológico.
Essas secreções também tem função em lubrificar a parede do canal vaginal diminuindo a fricção na relação sexual.
Com o passar dos anos e com o envelhecimento, a produção de hormônios muda e essas secreções diminuem, já que as paredes do canal vaginal tendem a ficar mais finas.
Isso pode levar a secura vaginal que deixará a penetração desconfortável. Além disso, a secura pode ter outros fatores.
Sintomas da secura vaginal
Além do desconforto, a falta de lubrificação natural pode causar sensação de queimação, dor, sangramentos, perda do interesse sexual, vermelhidão, infecções do trato urinário e coceira.
É preciso ressaltar que essa secura vaginal nada tem relação com a excitação e mesmo com tesão, a lubrificação não acontece e isso pode causar vergonha e estigmas dentro de relacionamentos.
Admitir que não existe lubrificação natural pode ser associado com falta de libido e frigidez, o que não deve ser feito.
Causas da secura vaginal
Uma queda no hormônio estrogênio é um dos maiores causadores de secura vaginal. Um dos motivos mais comuns é a menopausa, mas pode estar relacionado com amamentação, vício em tabaco, depressão, estresse, doenças autoimunes, práticas de exercícios exagerada, uso de duchas íntimas, tratamentos com quimioterapia, hormônios e radiação, cirurgias e parto.
Além disso, algumas medicações também podem afetar a produção de secreção vaginal, assim como cremes e loções cosméticas.
Abuso de álcool, uso de anticoncepcionais e até alergias também podem influenciar na produção de lubrificação.
O que fazer
É recomendado ir ao médico assim que notar alterações no corpo, como sentir dor ao fazer sexo. A falta de lubrificação além do desconforto pode causar machucados no canal vaginal, o que pode ser perigoso.
O médico deverá examinar as paredes do canal vaginal para procurar machucados e verificar a espessura dos tecidos e pedir exames para verificar exames hormonais e bacteriológicos.
Importância do uso de lubrificantes a base de água no bem-estar
Enquanto isso, o uso de lubrificantes será essencial para que a vida sexual não seja prejudicada. Além deste fator, ele será importante para balancear o PH vaginal reduzindo as chances de desenvolver uma infecção.
Além disso, após aplicado age por algumas horas aumentando o bem-estar não apenas durante as relações sexuais.
Para estes casos, o lubrificante ideal é o a base de água, hipoalergênicos sem sabor, cheiro e cor.
Dependendo da causa, além do uso do lubrificante o médico pode recomendar uma terapia de reposição hormonal.
A secura vaginal causada pela idade não pode ser prevenida, mas pode ser administrada com uso de lubrificantes e reposição hormonal. Para os outros casos, costuma ser passageiro e tratável. Hoje em dia, existem cremes com hormônios que podem ser aplicados para aliviar os sintomas até identificar a causa principal.