Ao contrário do que se pensa, a terceira idade não é a hora de parar de fazer sexo. É exatamente nesse momento que o casal pode tirar proveito da maturidade, intimidade e tempo livre que tem para usufruir do prazer que o corpo pode proporcionar aos dois.
Porém, como nessa época da vida tanto o corpo do homem quanto o corpo da mulher sofrem mudanças que desfavorecem a relação sexual, é preciso investir em alguns cuidados para que o sexo seja prazeroso em vez de doloroso e difícil.
Após os 65 anos, o homem tem seus níveis de testosterona e dopamina reduzidos, além de ter o hormônio responsável pelo bloqueio do apetite sexual aumentado. Esses fatores em conjunto podem minar a vontade do homem de ter relações sexuais, além de dificultar a ereção e diminuir a quantidade de esperma.
No corpo da mulher, as mudanças ocorrem ao longo dos anos, com a chegada da menopausa e o corpo vai se alterando pouco a pouco.
A mulher na terceira idade pode sentir dor nas relações sexuais, por causa das mudanças na pele. Além disso, após os 65, a mulher passa a ter orgasmos diferentes, com sensações diferentes e menos intensos.
Outro fator que pode complicar é que diversas áreas do corpo deixam de ser sensíveis ao toque, fazendo com que apenas as áreas genitais consigam excitar a pessoa por meio de estímulos.
Apesar destes fatores desfavoráveis, é possível ter uma vida sexual saudável e ativa na terceira idade. Basta seguir as dicas a seguir e não ter medo de investir na obtenção do prazer a dois.
10 dicas para melhorar a vida sexual na terceira idade
- Não se prenda ao passado, não se obrigue a continuar fazendo as mesmas coisas na cama;
- Não tenha medo de inovar e conhecer formas diferentes de ter prazer;
- Conversem abertamente sobre sexo para entenderem juntos como podem melhorar a vida sexual dos dois;
- Não seja extremamente exigente consigo e nem com seu parceiro, as cobranças podem ser desestimulantes;
- Nem sempre vocês conseguirão os resultados esperados, portanto não se deixem levar pela frustração e tentem de novo;
- Esteja sempre de olho nos sinais que ele dá na cama, para saber quando continuar ou quando parar alguma coisa;
- Usem lubrificantes e estimulantes para facilitar a ereção, penetração e torná-la mais prazerosa;
- Pratique atividade física regular e tenha uma alimentação balanceada para manter o corpo saudável e estar disposta para o sexo;
- Beba bastante água para dar uma força à produção de fluidos necessários para uma relação sexual boa;
- Não tenha medo de ter prazer, isso não é proibido na terceira idade, mas sim recomendado.
Você e seu parceiro devem aproveitar as vantagens do sexo na terceira idade, como melhora da autoestima e qualidade de vida. Mas não se esqueçam que a camisinha proporciona segurança no sexo para pessoas de qualquer idade e não deve ser deixada de lado.
fonte: Dicas de Mulher